por terras com história

28 de setembro de 2017

Gosto de pisar um chão e imaginar a história que por lá já passou. Saber que aquelas pedras já viram batalhas, cortes, reis, mouros e até mesmo romanos. No outro dia fui a Montemor-o-Novo e subi até ao ponto mais alto para espreitar o passado. Neste "monte", restam pontos históricos como o Palácio dos Alcaides, a Igreja de S. João Baptista, a Torre do Relógio e as ruínas da Antiga Cadeia - o que podem ver nas fotografias abaixo. 



Fiquei maravilhada quando descobri que foi aqui, em 1496, que D. Manuel I tomou a decisão de se mandar descobrir o caminho marítimo para a Índia. O nosso país é enorme e a história como a conhecemos aconteceu em cada recanto que podemos imaginar. Decisões históricas e importantes como esta podem muita vez ter acontecido debaixo do nosso nariz e nem sabemos - para nem falar daquilo de que não há registo.

 Mentalmente, e através do pouco que sobrou de certas ruínas, reconstruo outros tempos e dou significados a um amontoado de pedras que, outrora, certamente foram uma casa. Essa é uma das magias de visitar ruínas - temos apenas um pouco do passado, e, com esse pouco, fazemos o que quisermos. Uma coisa é certa, provavelmente ainda não existiam noodles nessa altura. Espero que gostem das fotografias! 





7 comentários:

  1. AMO as tuas calças!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/os-batons-liquidos-matte-que-eu-quero.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  2. Adoro lugares com história, mas não conheço Montemor-o-Novo. As fotografias estão tão bonitas e inspiradoras :)

    ResponderEliminar
  3. Fotos lindíssimas e adoro a t-shirt! :)

    https://batomebotasdatropa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adorei as fotografias!! Despertaram em mim um interesse de conhecer esses pontos turísticos de Montemor-o-Novo com tanta importância histórica!!

    xoxo,
    Lua

    longestwing.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Que fotos lindas, Carolina !! Adorei o post. Fiquei com vontade de ir lá espreitar toda essa história eu mesma :D Continua o bom trabalho
    www.ellemoonriver.wordpress.com

    ResponderEliminar

Deixa aqui o teu comentário, opinião, ou pergunta! Para obteres respostas mais rápidas envia um email para the-heaven-rose@hotmail.com ♡