Fui inocente em achar que não havia melhor recanto que o meu pinhal quando dele ainda não tinha saído. Mal sabia eu que iria encontrar um sítio mais apaixonante, com mais vida e mais horizonte.
É tão irónico. Apesar de não conseguirmos ver para lá das montanhas, a sensação de enormidade é mil vezes maior do que no campo plano e vasto.
O ar é tão mágico e quase visível, fresco e limpo. O som da água a correr é audível em toda a parte, como se estivesse mesmo atrás de nós, e a sua temperatura negativa faz-nos desejar com muita força que não seja verdade, numa tentativa de não congelar o cérebro. Subir ao topo da serra é ficar sem ar de tão bonita que é a vista, e com o passar das horas tudo melhora.
E se um pôr do sol com esta vista privilegiada é bom, não me passava pela cabeça o que era ver as estrelas de tão perto.
Às quatro da manhã vi constelações, um céu cheio de estrelas como uma cara cheia de sardas, e também estrelas cadentes que prometeram levar os meus desejos. Encontrei a ursa maior. No topo da serra tudo é diferente, e até o pó das estrelas é visível, não deixando nem um espaço negro para nascer uma nova constelação. Parece banal, mas onde vivo se conseguir ver 5 estrelas no céu já é bastante bom.
Na pequena vila tudo é tradicional e claro, todos se conhecem. A origem desta vila remonta para os tempos romanos e ainda hoje isso é visível em todas as construções. A ponte perto da praia fluvial é uma dessas afirmações e as casas em pedra dão o toque rústico perfeito.
Assim foram as minhas férias na Serra da Estrela, mais precisamente Loriga, conhecida como ''Suíça portuguesa'', que tem uma das melhores praias fluviais do país onde a água é cristalina, a vista é fenomenal e o ambiente é um santuário para qualquer amante da natureza. Apesar da água ser bastante fria, é tão natural e limpa que após entrarmos o gosto em lá estar ultrapassa qualquer hipotermia (bem... mais ou menos!). Além de que deixa a pele e o cabelo bastante suaves, um spa natural que renova qualquer alma.
E vocês, já visitaram algum sítio deste género? Como estão a aproveitar as vossas férias?