5 de julho de 2014

PALACETE CHAFARIZ D'EL REI

Se são apaixonados por cultura, arquitetura, história e pequenos grandes detalhes, então estão a ler a publicação certa à hora certa. Conheço o Palacete Chafariz D'el Rei há algum tempo e recentemente tive a oportunidade de conhecer melhor todos os recantos e a sua história. 

Num jogo de luzes, cores e harmonias, a fachada deste palacete encontra-se no estilo neomourisco e por dentro os estilos romântico, oriental, clássico, árabe e barroco não passam despercebidos. Está, claramente, cheio de mistérios, misticidade, exotismo e riqueza e toda esta combinação desordenada de estilos e culturas remonta para a Arte Nova Brasileira. 

Localiza-se em Alfama e tem uma vista esplêndida para o rio Tejo. Foi construído em 1909 por João António Santos após regressar do Brasil, onde trabalhava em minas de ouro. Com todo o dinheiro que arranjou e influenciado pelos seus conhecimentos e cultura que adquiriu pelo mundo, resultou a construção do Palacete Chafariz D'el Rei, edificado sobre o Chafariz D'el Rei (daí o nome). A excentricidade era tanta que se opunha totalmente ao gosto tradicional da burguesia, tendo sido, em 1917, considerado uma ofensa à arquitetura nacional. 

Agora que já sabem a história, vejam, sem mais demoras, todos os seus recantos. 


Assim que entramos podemos contemplar a maravilha que é este corredor principal, cheio de vitrais coloridos que deixam a luz passar como um prisma. 

Detalhes da capela, no primeiro andar. 

Detalhe do teto na sala de caça, onde se pode tomar um café ou até mesmo uma refeição. 


Tal como todo o palacete, este salão é lindíssimo, de cortar a respiração. Perdi-me a procurar cada detalhe e fiquei preocupada por achar que me escapava algo. Antigamente, era conhecida como Sala de Fumo, pois era onde os homens fumavam charuto ou cachimbo após as refeições. Os detalhes em estilo árabe e oriental reinam nesta sala e a porta em estilo Arte Nova deixou-me fascinada. 

(a minha sala preferida)

A porta em estilo Art Nouveau que viram anteriormente na Sala árabe dá passagem para a Sala de Espelhos, que decididamente se encontra também num estilo Arte Nova, desta vez mais teatral e romântico. Novamente, perdi-me. Podia ser uma caraterística minha, mas o problema é mesmo da beleza imensa da arquitetura. Aqui, os tetos são trabalhados com arabescos perfeitos e há dourado por toda a parte. Toda a mistura de estilos, na minha opinião, demonstra toda a riqueza de gosto e de conhecimento do construtor do Palacete. Antigamente nesta sala faziam-se os bailes da aristocracia lisboeta, hoje em dia, podemos sentar-nos e tomar um chá enquanto ouvimos Ella Fitzgerald. 


Desde o veludo à pele, dos livros de arte ao piano de cauda longa, na Biblioteca podemos enriquecer os nossos olhos e o nosso interior com tudo o que nos rodeia. É impossível não me imaginar uma empresária de sucesso dos anos 20 ou uma cantora Jazz, o cenário transporta-me para isso. 


É esta a visão que temos da estrutura exterior do Palacete e também do jardim. Com um menu super agradável, uma vista excelente, a melodia da natureza e o fresco da sombra das árvores, o ambiente é paradisíaco.

O que antigamente era considerado uma ofensa à arquitetura nacional, hoje em dia é um segredo de Lisboa cheio de beleza e que merece sem dúvida reconhecimento. Por vezes sítios como estes passam despercebidos, o que é uma pena, mas o Palacete Chafariz D'el Rei (não poderia ter um nome melhor!) já tem um destaque enorme enquanto hotel de charme.
Assim fica o convite para visitarem o Palacete, onde tanto podem tomar um café numa das salas que vos apresentei ou até mesmo ficarem hospedados nos quartos (que não vos mostrei para ser um fator surpresa!). Espero voltar brevemente para vos poder mostrar ainda mais recantos!

Qual a vossa sala preferida? Ficaram com curiosidade para ver mais? Consultem o site oficial e também o facebook para terem acesso a mais informações!

Shirt Front Row Shop
 Shorts - Romwe 

14 comentários:

  1. Oh, obrigada pelo comentário! Mas, tu, minha querida Carolina é que ficas sempre bem em qualquer parte! És fantástica e o teu blog inspirador :)
    Eu ia avisar-te de que está nos meus 'Daily Reads' mas parece que já descobriste hehe <3
    xx

    http://ruteritamaia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Um dos melhores posts que já fizeste :)
    As fotografias estão lindas!

    ResponderEliminar
  3. Sou de Lisboa e é uma tristeza não conhecer estes sítios maravilhosos, tenho de começar a "cuscuvilhar" todos os cantinhos.
    Gostei bastante :)

    http://escondidanoarmario.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Que lugar lindo, fiquei com vontade de visitar!

    http://indigo-lights.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Fiquei cheia de curiosidade! :)

    http://www.oh-so-happy-blog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. UAU!! O palacete é absolutamente fantástico! obrigada pela partilha deste belíssimo espaço!

    xoxo,
    andy

    ResponderEliminar
  7. esse sítio é lindíssimo, e as fotos estão espetaculares, adorei!!

    http://followingdetails.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Uhh eu mal posso esperar para ir ao continente e poder explorar todos esses sítios fantásticos!
    As fotos estão lindas e esse palacete é incrível!

    http://photographybyvania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Que sitio bonito e as fotos estão maravilhosas :)
    Quando for a Lisboa já sei onde tenho de dar um saltinho ;)

    http://we-havefun.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Deixa aqui o teu comentário, opinião, ou pergunta! Para obteres respostas mais rápidas envia um email para the-heaven-rose@hotmail.com ♡